domingo, 20 de novembro de 2011

Economistas ...



Já disse aqui, em postagem anterior, que estamos na Era do Conhecimento, fazemos parte da Sociedade da Informação.

Nesse contexto, o conhecimento é o maior fator gerador de valor para qualquer produto que se valha dele. É a lógica de mercado, onde a massa do produto reduz à medida que o conhecimento é adicionado a ele, na mesma medida em que seu preço sobe. Chega-se ao ponto da intangibilidade total, quando temos produtos completamente virtuais que geram dinheiro real. Os economistas adoram isso.

Se tem alguma coisa que utiliza massivamente o conhecimento é a educação. Consequentemente ela não poderia ficar fora do mercado. A educação tinha que se tornar um produto de consumo. Consumo obrigatório.

A maior prova de que isto ocorreu é o especial interesse que os economistas demonstram sobre questões de educação. No começo parecia uma intromissão descabida, mas, depois, ficou claro que se tratava de puro interesse.

Já faz algum tempo que os economistas vem botando as asinhas de fora, fazendo estudos sobre o impacto dos salários dos professores no desempenho dos alunos, verificando os resultados de cursos apostilados versus cursos tradicionais, entre outras bisbilhotices e questões mais supérfluas.

Recentemente, um grupo de psicólogos, médicos e ECONOMISTAS resolveu pesquisar a idade adequada para que uma criança fosse alfabetizada ... (esse estudo gerou um livro que pode ser lido nesse link: http://goo.gl/WBkdn)

Fiquei atônito e pensando o que os economistas estariam fazendo nesse grupo! Acho que vale a pena ler o trabalho. Talvez cheguemos à conclusão que a lógica de mercado é que vai ditar a forma de consumo do produto educação.

O que você acha disso?


PS.: Agora, além do Blog, também temos um grupo no Facebook, que pode ser visto aqui http://goo.gl/WdghY visite-nos e participe do grupo!

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